terça-feira, 14 de julho de 2009

Leia na integra a Moção de Apoio de autoria do vereador Gessani aos 35 mil profissionais que aguardam a validação dos Diplomas IESDE/VIZIVALE


CÂMARA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

ESTADO DO PARANÁ



Moção Nº 12/2009


APOIO


À LUTA DOS TRINTA E CINCO MIL PROFISSIONAIS EM TODO O ESTADO DO PARANÁ PELA VALIDAÇÃO DOS DIPLOMAS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA DOCENTES REALIZADO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA EDUCACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO - IESDE E FACULDADE
VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI
.

Autor: Vereador Gessani da Silva



Vereadores com assento na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que esta subscrevem, vêm por meio deste instrumento legal, outorgar Moção de Apoio a luta dos trinta e cinco mil profissionais em todo o estado do Paraná que buscam a validação de seus diplomas do Programa de Capacitação para Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, realizado através da Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino - IESDE e a Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu - VIZIVALI, sendo que só de Foz do Iguaçu são mil e duzentos profissionais.

O problema do Iesde/Vizivali envolve em torno de 35 mil professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docentes da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu -VIZIVALI, do município de Dois Vizinhos, em parceria com a Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino - IESDE e que não conseguem validar seus diplomas, devido a problemas relacionadas com as instituições. Em sua grande maioria são professores com muitos anos de carreira, que passaram em concursos ou testes seletivos e foram indeferidos ou excluídos.

Quando da inscrição no curso todos fizeram suas matrículas apresentando a documentação que foi exigida. Se alguém deve ser responsabilizado e penalizado por alguma falha no processo, não são essas trinta e cinco mil pessoas que agiram de boa fé e confiaram na regularidade da instituição de ensino.

O fato dos diplomas ainda não serem registrados desde 2005 é de responsabilidade das instituições IESDE e VIZIVALI que por obrigação deveriam ter todo cuidado com a legislação e ainda a verificação do Conselho Estadual de Educação que autoriza cursos. As negociações com as autoridades competentes seguem com uma equipe de mobilização a nível de Estado. A comissão realizou uma assembléia em Foz do Iguaçu no último dia 18 de junho onde reiteraram o pedido de apoio da comunidade e de autoridades políticas para sensibilizar os órgãos de educação responsáveis por encontrar uma solução urgente e definitiva para a questão.

Diante do exposto, esta Casa de Leis, através da Presente Moção, apoia este movimento, por entender como justa e legítima a luta desses profissionais do Paraná, ressaltando as mil e duzentas pessoas de nossa cidade que também esperam ansiosas por uma solução, pois investiram seu tempo e seus recursos em busca da qualificação profissional.


GS/rg


Sala das Sessões, em 29 de junho de 2009.


Gessani da Silva
Vereador