sábado, 21 de março de 2009

Retrospectiva : Matérias na imprensa


Segundo vereador mais votado não descarta concorrer ao legislativo em 2010

Tímido e discreto, Gessani da Silva falou sobre o grande amor que tem por Foz do Iguaçu e principalmente sobre projetos, idéias, religião, partido, presidência da Câmara, poder e futuro

Gabriel Azevedo

Líder local no movimento carismático da igreja católica, discreto e com pouca rejeição no meio político, Gessani da Silva foi uma das surpresas da eleição. Como ele mesmo disse, todo mundo que o conhecia sabia que seria eleito, mas não que entraria para a história.
Segundo lugar geral na eleição de outubro, Gessani foi eleito com 4.092 votos. Foi o vereador do sexo masculino mais bem votado da história de Foz. Pouco conhecido, Gessani faz sucesso em comunidades afastadas do centro da cidade e entre grupos religiosos.
Nascido em Pérola do Oeste (PR), Gessani tem o ensino médio completo, é casado, tem 39 anos e três filho – um de seis, outro de sete e outro de 11. Tímido e um pouco ‘fechado’, morou grande parte da sua vida em Santa Helena, até chegar à cidade em 1992.
Filho de agricultores aposentados, Gessani tem sete irmãos - começou a trabalhar muito cedo, também a terra. Depois decidiu partir para a música. Tocou teclado em uma banda que percorreu todo Brasil, hoje ele prefere cantar. Além da música, Gessani foi comerciante e auxiliar de escritório. Quando não está trabalhando, ele gosta de ficar com a família. Sem tirar férias há 16 anos, Silva é ministro da eucaristia, cargo que ocupa ativamente.
Amante do futebol, esporte que segundo ele joga muito bem, Gessani disse que ama muito Foz do Iguaçu. Aprecia as belezas naturais da cidade,o seu povo e as maravilhas tecnológicas.
Jornal do Iguaçu - Você imaginou que seria tão votado?
Gessani da Silva
- Durante o trabalho, nós tínhamos projetado uma estimativa em torno de 3 mil, 3,5 mil votos. Mas nas duas últimas semanas, minha campanha cresceu muito e sentimos que passaríamos deste índice. A campanha explodiu, nós sentimos nas ruas , as pessoas cumprimentando, pedindo mais material de divulgação... Então, sentimos que seria uma votação grande, mas não histórica. Eu fui o homem mais votado da história da cidade para a Câmara. Fiquei impressionado. Com poucos recursos conseguimos fazer uma quantidade incrível de votos.
JIO que você espera do seu mandato? Quais os principais projetos?
Gessani da Silva – Eu espero ter um mandato participativo com a comunidade, até porque, a gente tem finalidade com este pessoal. Nós viemos da comunidade. Eu já estou fazendo reuniões, visitando, até para ter uma visão mais clara. Uma das minhas bandeiras de campanha foram os projetos sociais ligados à promoção do jovem, da família.
JIA sua vitória se deve ao movimento carismático da igreja Católica?
Gessani da Silva
– Toda pessoa acredita em alguma coisa. Eu sou católico e faço parte da renovação carismática, aonde eu tive um apoio na primeira eleição. Grande parte dos meus votos na primeira vez que fui candidato veio do movimento. Mas agora foi diferente. Nós sentimos que desta vez foi a base. Não só a base, mas também a referência. Eu faço trabalhos sociais, com os jovens, e é claro que isto trouxe respaldo e garantiu votos. E neste pleito os eleitores buscaram a história do candidato, votaram olhando o passado, o trabalho do candidato.
JI Porque a igreja Católica não participa tanto do poder político como a Evangélica?
Gessani da Silva – A contece que a igreja Católica, os padres e os bispos, não podem ser candidatos a um cargo eletivo. É até uma questão de coerência. Normalmente, na igreja do padre existem fiéis que são de partido A, B, e C, com isso a maioria dos padres acaba adotando a neutralidade. Mas a igreja Católica pede para que os fiéis tomem partido na questão política, se envolva. Se você estudar o catolicismo, você vai descobrir que existe um trabalho muito forte nesta questão política e eu vejo que existem mudanças neste sentido. Eu gosto de citar uma frase de um bispo que dizia’ os anjos não vão governar este país, fiéis invistam na política, coloquem o seu nome a disposição’.
JI Já na sua primeira vitória política, você foi o segundo mais votado. Você sente que tem gabarito para disputar uma vaga na Assembléia em 2010?
Gessani da Silva
- Esta questão e delicada. Há uma discussão de nomes. É um processo natural, acaba um pleito e iniciam as especulações. Nos sabemos que tem espaço para novos nomes na política de Foz do Iguaçu. Eu penso assim, se houver ventos favoráveis a gente vai estar com o barco em alto mar, pensando em Foz do Iguaçu. Meu nome estará aberto para compor o melhor para a cidade.
JIE caso seja convidado para assumir uma secretaria?
Gessani da Silva - Foz do Iguaçu me elegeu, e muito bem para estar na Câmara. Acredito que o [prefeito] Paulo tenha ótimos nomes á disposição, dos seis partidos que compuseram a coligação. Existem pessoas capacitadas para assumir uma secretaria, e eu vou ficar na casa.
JI-Como você imagina que seja o poder?
Gessani da Silva – O importante é definir os rumos da cidade. O poder não. Eu fiquei quase dois anos na assessoria de um vereador, também na ouvidoria municipal, onde pude ter um contato muito grande com os vereadores, os secretários. Acredito que eu já tenha um conhecimento da esfera pública e sei da grande responsabilidade que é ser um vereador.
JI _ Você já está procurando aprender um pouco sobre a parte técnica do trabalho do vereador?
Gessani da Silva _ Eu já tinha conhecimento. Não na totalidade, mas tinha. Mesmo assim estou procurando saber sempre um pouco mais sobre o trabalho, ouvindo, aprendendo, trabalhando.
JI _ Em quem você vai votar para presidência da Câmara ?
Gessani da Silva – A questão da presidência ainda está em discussão entre o nosso grupo, que tem seis vereadores, mas logo vai sair. Ainda não tem um nome definido, pode ser a Nanci, o Bobato, o Queiroga. O que temos de definido é que será um desses nomes.
JI _ Como ficará o PP na próxima gestão? Quantas secretarias ficarão com a legenda?
Gessani da Silva _ Nós atualmente, temos dois secretários [Obras e Administração], mas em relação à próxima gestão ainda não está definido nada. Mas o PP tem uma projeção muito boa, Nós lançamos apenas um candidato na última eleição, agora foram 10. Fomos o quarto partido mais votado da cidade. Então eu vejo que o PP cresceu muito de 2004 para 2008. Tem muitas pessoas procurando a legenda, então à projeção é a melhor possível. E eu, como vereador, vou procurar sempre ajudar a fortalecer o PP.

Pinga Fogo

Aborto: Contra
União civil entre homossexuais: Contra, sou a favor da relação natural homem e mulher.
Fidelidade partidária: A favor
Passe livre para estudantes: Algo interessante a ser discutido
Cotas nas Universidades: Algo interessante a ser discutido
Financiamento público das campanhas eleitorais: Algo interessante a ser discutido
Fim do voto eleitoral obrigatório: Algo interessante a ser discutido
Redução da maioridade penal: Algo interessante a ser discutido
Voto distrital: Algo interessante a ser discutido
Pena de morte: Contra
Eutanásia: Contra