segunda-feira, 29 de março de 2010

Educação


Vereador Gessani defende melhorias urgentes na infra-estrutura das escolas estaduais e manifesta apoio ao movimento dos professores por melhores condições de trabalho e salários dignos


Gessani tem sido porta voz das reivindicações da comunidade escolar. Defendendo medidas urgentes para melhorar as instalações dos estabelecimentos de ensino médio, a cargo do Governo do Estado.

Por meio de proposições apresentados na Câmara, o vereador direcionou ao Governo do Estado o requerimento 164/2009, solicitando um estudo detalhado sobre as escolas estaduais no município. Além do estudo, Gessani, apresentou o requerimento 249/2009 solicitando a inclusão de Foz do Iguaçu no Programa Estadual de Transporte Escolar, e a indicação 534/2009 cobra a instalação de ar condicionado nas salas de aula, a exemplo das escolas municipais que já possuem o equipamento. ”Considerando que os demais órgãos do Estado na cidade estão equipados com ar condicionado, é preciso dar atenção também para as escolas estaduais”, disse Gessani.

Melhorar a estrutura das escolas e criar atrativos são caminhos para combater os altos índices de evasão escolar. De cordo com os números do Ipardes,em Foz do Iguaçu a evasão de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental é de 8%. No ensino médio, o índice de evasão é ainda maior, 16%. O índice máximo de evasão aceita pela Unesco é 5%.

O vereador Solicitou ainda o cronograma de previsão de construção de novas escolas estaduais, através do requerimento 266/2009, justificado pela necessidade urgente de um planejamento para evitar a falta de vagas que ocorre em todo início de ano letivo.

Somando as suas reivindicações, Gessani solicitou ainda a ampliação do Colégio Cataratas para que o estabelecimento tenha condições de atender toda a região do bairro Três Bandeiras, por meio da indicação 10/2010. E ainda a construção de uma nova escola para atender a região do bairro Lagoa Dourada, com a indicação 08/2010.

Apoio aos professores
Em pronunciamento na tribuna da Câmara Gessani, manifestou o seu apoio à luta dos professores da rede estadual de ensino por uma escola pública de qualidade.
De acordo com o vereador a reivindicação dos professores estaduais apresentada durante o Ato Público no último dia (16) é justa e de direito, pois sem investimento para melhorar as condições de trabalho e salários dignos a situação das escolas só tendem a piorar.
Infra-estrutura adequada e valorização dos profissionais de educação são primordiais para uma educação de qualidade para os nossos jovens e adolescentes, afirmou Gessani.